sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Programa Saberes da Terra coordenado pela Professora da Unilab ganha Medalha Paulo Freire

Após três longos anos de muito trabalho e comprometimento uma recompensa especial, além de ver o programa Saberes da Terra prosperar recebeu a Medalha Paulo Freire. Resumidamente é assim que se pode vislumbrar a experiência da Jacqueline Freire, hoje Professora da Unilab que com maestria conduziu a coordenaçao de formação de educadores do campo e jovens camponeses da Amazônia, essa experiência lhe rendeu reconhecimentos diversos a começar pelo primeiro lugar de classificação do programa "e, se a ordem das experiências é uma classificação, nos honra estarmos em primeiro lugar", afirma a professora. Os elogios aumentam, e diretamente de Moçambique onde está participando de atividades ligadas a Unilab e a visita do Presidente Lula aos polos da Universidade Aberta instaladas no continente africano, o Reitor Paulo Speller envia uma mensagem "parabéns! Por acreditar na nossa equipe, é que conseguiremos alcançar cada vez mais o objetivo dessa universidade que é integrar pessoas, que cada vez mais nos orgulham". A professora Stela Meneghel complementa "é uma alegria e um orgulho para todos nós o reconhecimento do seu trabalho e equipe na UFPA. Que a continuidade das suas ações - aqui na UNILAB, permita não só novas medalhas, mas também a ampliação do sentido e do serviço da Universidade pública a favor de toda a sociedade".
A classificação da Medalha ficou distribuída entre os cinco melhores conforme segue: - Universidade Federal do Pará Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense - SEMED Manaus Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa - SEMED Angra dos Reis Projeto EJA Guarani - Rio Grande do Sul SEMED Erechim CEJA Erechim - Piauí SESC LER Projeto Partindo da Matéria Prima.
No ano de 2010, além dos cinco Projetos agraciados com a Medalha Paulo Freire, receberão Menção Honrosa os Projetos: Intergeracional da Universidade Estadual do Maranhão e Círculos de Leituras de Jovens, Adultos e Idosos da SEDUC Paraná, pelo trabalho que vêm desenvolvendo com os idosos numa perspectiva de inclusão social, de apropriação de seus direitos e pela abrangência social dos Projetos.
Para concessão da Medalha foram avaliados às experiências de Educação de Jovens e Adultos vinculadas à alfabetização, sua continuidade no Ensino Fundamental e Médio, além de sua interface com o mundo do trabalho.
A Medalha Paulo Freire será entregue no dia 29 de novembro de 2010, às 19h durante a abertura da II Semana de Educação para Jovens e Adultos-EJA , que será realizada em Brasília/DF.

Abaixo acompanhe a mensagem, quase um poema que a professora Jacqueline Freire encaminhou ao MEC, sociedade civil, UFPA, IFPA... em agradecimento ao prêmio: 
Há uma alegria incontida em nós ao sermos premiados com a Medalha Paulo Freire. E, se a ordem das experiências é uma classificação, nos honra estarmos em 1o lugar.
A premiação consolida a experiência político-pedagógica e de formação em rede liderada pela UFPA, sob minha coordenação e dos companheiros Evandro Medeiros (UFPA/Campus Marabá) e Romier Sousa (IFPA/Campus Castanhal).
A UFPA, UFRA, UEPA, IFPA/Campus Catanhal, o Fórum Paraense de Educação do Campo, a UNDIME, as Prefeituras Municipais, os Movimentos Sociais, Educadores/as, Educandos/as, sujeitos educativos do campo construíram a experiência premiada.
Vivenciamos a experiência como quem tece sonhos, revestidos com fios de direitos, oportunidades, solidariedade, justiça social... A convicção de que outro mundo é possível, de que jovens e adultos camponeses são sujeitos de direitos, de que a Amazônia sustentável é um imperativo, nos moveu a cada dia durante os três anos do Saberes da Terra.
A certeza da solidez da nossa experiência permitiu que a visita do MEC ocorresse mesmo eu estando em Moçambique. A rede foi/é sólida. Somos um movimento pela Educação do Campo no Pará, na Amazônia, no Brasil. Universidades, Movimentos Sociais, Entidades, Governos, juntos, numa só voz e luta. De mama África, meu coração pulsava e encontrava todos/as que estavam na imensidão de nossas terras, florestas e águas amazônicas para sermos "visitados, avaliados". Os relatos posteriores indicaram a intensidade das emoções em cada intervenção e gesto de nossos egressos que acolheram o MEC, as instituições parceiras.
É importante a conquista da Medalha para o Programa Saberes da Terra e assim o dividimos também com o André Lázaro, Armenio, Munarim, Raquel, Raquelzinha e tantas outras mãos, mentes e corações que teceram esse sonho/realidade no país e na Amazônia.
Hoje, sou professora da UNILAB (Universidade da Integração Internacional). Vivo a UNILAB com a intensidade que vivi a UFPA, que mora do lado esquerdo do peito. A Amazônia e a UFPA serão minha morada também, por tudo, sempre.
Estamos em festa. Muito obrigada!
A equipe da Redação também lhe envia um recado " desejamos muito sucesso e que seu trabalho continue lhe rendendo frutos cada vez mais sólidos, Parabéns".

Nenhum comentário:

Postar um comentário