quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Coral Borandá Brasil últimas apresentações


Um passeio pelo repertório da música popular brasileira. É o que sugere “Borandá Brasil", o mais novo espetáculo do Coral da Universidade Federal do Ceará. O show conduz à viagem de um circo intinerante, que movimenta-se através do universo de símbolos artísticos brasileiros, estabelecendo um nexo com a produção musical de diversas regiões do país. Em uma tenda circense, múltiplas atrações sonoras da vida brasileira convidam a todos para andar pelo país.
Inspirado na obra de Darcy Ribeiro, a concepção do espetáculo anuncia em diversos momentos as esferas que compõem as etnias de formação do "povo brasileiro". Sendo assim, o mosaico de vocabulários simbólicos se estende para elementos da cultura indígena, africana, nordestina, europeia, ou seja, toda a diversidade cultural que se condensou em nossa formação. Vários elementos estão ali: o sertão nordestino, as grandes cidades que atravessam a noite embaladas pelo som da música urbana e, especialmente, o artista brasileiro, que festeja e denuncia a magia real do país.
“Borandá Brasil". Este é o chamamento, o desafio que o Coral da UFC resolveu aceitar: “andar pelo Brasil sendo um povo menino que, aos poucos, aprende a andar sobre seus próprios pés – pés indígenas, pés sertanejos, pés urbanos, pés negros. Enquanto andamos, cantamos. O canto é nossa estrada e nossas sonoras pegadas nos levam a alguns recantos da terra brasilis”, explicam os diretores do espetáculo, Erwin Schrader e Elvis Matos.
O Coral da UFC acredita que este momento é mais do que oportuno para uma caminhada brasileira à brasileira, uma caminhada que busca a própria identidade nas identidades múltiplas que formam nossa cultura. Embarcando nas canções, o coral vai cantando, chegando daqui e dali como se fora brincadeira de roda e esperando que nessa viagem todos embarquem juntos.

Mais informações:
O Processo de montagem de um espetáculo desenvolve competências artísticas e humanas de maneira que todo o grupo experimenta um rico processo de crescimento formativo. Pela primeira vez o Coral da UFC se propõe a montar um de seus espetáculos tomando como ponto de partida o diálogo com um espetáculo anterior, o “Borandá Brasil”, realizado em 2004, buscando, de forma semelhante, traçar um panorama da Cultura Brasileira.
O espetáculo “Borandá Brasil” foi apresentado em teatros do Brasil e teve repercussão internacional, através de uma turnê na Alemanha, em 2005. A montagem de “Borandá Brasil”, em 2010, será como uma recriação e uma resposta a uma idéia que busca reconhecer na cultura brasileira o lastro essencial para a realização de um espetáculo coral.

SERVIÇO:
Espetáculo "Borandá Brasil", do Coral da Universidade Federal do Ceará
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - CDMAC
Datas: Cartaz todas as sextas, sábados e domingos de novembro.
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 14,00 / 7,00. 60min. Classificação livre.

Fonte: http://www.coral.ufc.br/imprensa/boranda-brasil-estreia-hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário