terça-feira, 20 de julho de 2010

Lei que cria Unilab é sancionada hoje

Postado em:20/7/2010


Sede da Unilab funciona na antiga estrutura administrativa da Prefeitura Municipal. O prédio foi cedido e encontra-se em reforma para atender a demanda do local
RODRIGO CARVALHO


Presidente Lula sanciona lei que garante a criação da segunda Universidade Federal ao Estado do Ceará

Fortaleza. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona, hoje, a lei para a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), a ser instalada no município de Redenção (CE). A solenidade será realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, às 15h.

Estarão presentes o Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Jesualdo Farias; e o presidente da Comissão de Implantação da Unilab, professor Paulo Speller. A solenidade de sanção da lei conta também com a presença do governador do Estado, Cid Gomes, e demais representantes da bancada federal cearense.

A Unilab será instalada em Redenção, em terreno cedido pelo Governo do Estado, mas iniciará suas atividades em sede provisória, que está sendo adaptada no imóvel que sediava a Prefeitura do Município, e em outro espaço no qual funcionaria um centro cultural.

De acordo com o presidente da Comissão de Implantação da Unilab, professor Paulo Speller, a conquista foi um processo longo, em que dependeu de aprovações pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. "Representa mais uma universidade para o Ceará e deve ser comemorado por todos", declara o professor.

Além disso, ele completa argumentando que o projeto de criação da Unilab partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e isso proporciona a melhoria da educação no País a partir do momento em que novos estabelecimentos de ensino são criados. "A Unilab é muito importante, principalmente por ser instalada em uma região onde não tinha faculdade", diz Speller.

O professor ainda explica que a criação da Unilab proporciona o intercâmbio de jovens brasileiros com portugueses e africanos, por envolver a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP: Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste). "Estamos com funcionamento parcial, mas no próximo ano iremos iniciar as aulas", garante Speller.

Este ano, foi assinado o acordo no valor de R$ 3 milhões para a reforma nas instalações da Unilab. Até 2012, a instituição funcionará com no campus da Liberdade e o campus das Amoras, além do Restaurante Universitário. A reforma está em andamento.

O acesso aos cinco cursos da Unilab, para os estudantes brasileiros, será feito pelo Enem. Os estudantes estrangeiros farão exames no país de origem.

No primeiro ano, a Universidade terá 350 alunos de Enfermagem, Formação de Professores, Gestão Pública, Agronomia e Engenharia de Energia.

Os cursos da Unilab deverão enfatizar as áreas de formação de professores, o desenvolvimento agrário, gestão e saúde pública. Estão previstas a criação de 150 cargos de professor, 69 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível superior e 139 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível médio, além de 37 cargos de direção e 130 funções gratificadas.

Conquista

"Isso representa uma conquista para os cearenses, que devem comemorar a instalação da Unilab"
Paulo Speller
Presidente da Comissão de Implantação da Unilab

Reforma

R$ 3 Milhões foram investidos pelo Governo Federal para garantir a reforma do prédio da Unilab. No mesmo local funcionou a sede administrativa da Prefeitura Municipal de Redenção.

Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário