quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Governo do Estado assina termo de doação de terreno

Unilab: Governo do Estado assina termo de doação de terreno Investimento no terreno de 80 hectares foi de R$ 2.589.000,00
O Governo do Estado assinou na terça-feira (29), em Redenção, o termo de doação do terreno da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab). O terreno tem 80 hectares que será instalada a Unilab tem o valor de R$ 2.589.000,00. Além da doação do terreno, o Estado irá prover a infraestrutura física, como estradas e energia, para o funcionamento do empreendimento. A solenidade contou com a presença da secretária em exercício da Secitece, Teresa Mota; do presidente da Comissão de Implantação da Unilab, Paulo Speller; do Reitor da Universidade Federal do ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias e do superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Clodoveu Arruda.

A Unilab, que terá como tutora a UFC, deve começar a funcionar em 2010 e tem como objetivo ampliar a oferta de ensino superior, gerar conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento da população do entorno e contribuir de forma estratégica para o fortalecimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A missão é formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e outros países que têm a língua portuguesa como oficial, através do ensino superior, da pesquisa e da extensão universitária.
A previsão é de que, já no primeiro ano de funcionamento, em 2010, haja o ingresso de 350 estudantes, metade brasileiros e metade de países que falem a língua portuguesa; e 70 professores que se responsabilizarão pelas áreas de ciências agrárias, gestão, saúde, tecnologia e formação de professores.

Representando o Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, a secretária Teresa Mota, destacou a importância de honrar o compromisso do governo estadual de levar para a região um empreendimento que vai mudar o quadro de todos os municípios do Maciço de Baturité. Para a secretária, "com o exemplo da parceria entre o Governo Federal e Estadual, que está trazendo para o município um empreendimento que beneficiará a macrorregião, as lideranças municipais terão motivação para promover o desenvolvimento desses municípios, melhorando a qualidade dos produtos e serviços locais, dinamizando a economia, propiciando a geração de emprego e renda, resultando em melhores condições de vida para a população".

Os prefeitos dos municípios do Maciço de Baturité também prestigiaram o evento: Francisca Torres “Cimar” Bezerra, prefeita de Redenção; Francisco Rômulo Cruz Gomes, prefeito do Pacoti; José Mansueto Martins de Souza, prefeito de Mulungu; Júlio César Lima Batista, prefeito de Aratuba; Marilene Campelo Nogueira, prefeita de Aracoiaba; Marcelo de Castro Fradique Accioly, prefeito da Guaiúba e Antônio Peixoto Saldanha, prefeito de Barreira. O, participou , dentre outras autoridades do município de Redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário